Top 10: Melhores Cantores Sertanejos

Olá pessoal, sempre fui muito fã de sertanejo, talvez pelo meio em que fui criado, por isso decidimos fazer um TOP 10 de cantores sertanejos, dentre todos que conheço, sejam de sertanejo universitário ou até de raiz. Fazer este TOP 10 foi extremamente difícil, devido ao grande numero de cantores de qualidade.

#10 - Zezé di Camargo e Luciano


Formada pelos irmãos Mirosmar José de Camargo e Welson David de Camargo, nascidos na Capela do Rio do Peixe, um distrito de Pirenópolis, Goiás, começou como Camargo e Camarguinho, sendo composta por Zezé(Mirosmar) e seu irmão Emival. Alguns anos após a morte de Emival, ainda muito novo, Luciano(Welson) pediu para cantar junto com seu irmão Zezé, apoiado pela mulher(Zilú), assim como se vendo necessitado de formar uma dupla, devido a exigências das gravadoras, Luciano entra na jogada e em seu primeiro contrato, com a gravadora Copacabana, no qual Zezé compôs "É o Amor", música esta que veio a ser o sucesso implacável da dupla nos anos 90.

#9 - César Menotti e Fabiano


Outra dupla, desta vez os irmãos Silva, onde César, natural de Itapira, São Paulo e Fabiano, proveniente de Califórnia, Paraná. Começaram sua carreira em Belo Horizonte, tocando em bares frequentados por universitários. Em 2005 fecharam um contrato com a Universal Music, com a qual lançaram seu primeiro CD e DVD, com músicas como "Leilão" e "Mensagem para ela", misturando a aclamada moda de viola ao que se dava inicio do sertanejo universitario.

#8 - Sérgio Reis


Sérgio Bavini, natural de São Paulo, participante da Jovem Guarda, gravou seu primeiro disco sertanejo em 72, com a canção "Menino da Gaita", vindo depois com outros sucessos como "Menino da Porteira", "Adeus Mariana", "Disco Voador", "Panela Velha", "Filho Adotivo", "Pinga ni Mim". Em 81 lançou seu disco, que veio a vender mais de um milhão de cópias, "O Melhor de Sérgio Reis". "Sergião" é um dos cantores mais velhos em atividade, tendo 72 anos e fazendo vários shows por més ainda.

 #7 - Teodoro e Sampaio


 Composta por Aldair Teodoro da Silva(Teodoro) e Gentil Aparecido da Silva(Sampaio). Iniciados na arte da msica pelas respectivas famílias, após começarem a trabalhar juntos, logo sentiram afinidade e não deixaram o tempo e a evolução da música sertaneja os tirarem dos tops hits do Brasil, assim como também nunca perderam a essência de seu estilo de música, alegre, romântico e descontraído. Sua dupla teve inicio em 1981, e logo em seu primeiro disco já fez sucesso nacional, sendo que todos seus discos até hoje fizeram sucesso, recebendo varias premiações e glorificações.

#6 - Tonico e Tinoco


Composta por João Salvador Perez(Tonico) e José Salvador Perez(Tinoco), a dupla teve afeição pela música desde quando eram novos, através de canções que seus avós cantavam. Desde cedo fizeram muitas apresentações, sendo considerados a dupla mais importante da história da música brasileira, com 60 anos de carreira, quase 1000 gravações distribuídas em 83 discos, com a marca de mais de 150 milhões de cópias vendidas e cerca de 40 mil apresentações. Sua música percorre toda a historia do interior de São Paulo, desde a era Vargas, até o fim do século 20.

#5 - Trio Parada Dura


Criado em 1973, passou por diversas trocas de membros, sendo seu auge durante a segunda formação da dupla, Creone, Barrerito e Mangabinha (este ultimo participante de todas as formações). Autores de diversos clássicos da música sertaneja, entre eles "As Andorinhas", "Fuscão Preto", "Panela Velha", "Bobeou a Gente Pimba" e muitas outras que marcaram a época e são lembradas até atualmente.

#4 - Matogrosso e Mathias


Conhecida como "a mais romântica do Brasil", passou por algumas trocas de membros, iniciando sua carreira em 1970, mas só conseguindo gravar seu primeiro disco em 1976. Foram uma das primeiras duplas sertanejas a tocarem nas rádios FM, ainda quando outras duplas caipiras ainda estavam à margem da imprensa. Possuem um vasto repertório, que faz qualquer um se emocionar ao ouvi-los, faixas que vão desde sertanejo raiz até o sertanejo romântico. Possuem uma técnica vocal excelente, onde os dois vão alternando entre primeira e segunda voz, com frequências contrapostas perfeitamente, seja o grave de Matogrosso ou o agudo de Mathias.

#3 - Tião Carreiro e Pardinho

A famosíssima dupla, um ícone da música raiz, os grandes inventores do pagode sertanejo, com uma carreira de cerca de 40 anos com quase 30 LPs, vendidos e/ou procurados até hoje. Até com esse grande numero de LPs, suas vendas sempre foram altas, ocorrendo hoje uma remasterização de seus discos para CD. Autores de clássicos como "O Mineiro e o Italiano", "Pagode em Brasília", "Boi Soberano", alem de outras, que ainda são muito ouvidas atualmente. Possuem uma técnica vocal excelente, junto a um jeito de tocar viola que só Tião consegue.


#2 - Milionário e José Rico


Minha dupla preferida, embora eu não considere a melhor. Conhecidos como "As Gargantas de Ouro do Brasil", estão na estrada desde 1970, com 29 discos gravados. Romeu Januário de Matos(Milionário) e José Alves dos Santos(José Rico) formaram a dupla em São Paulo(capital) em 1970, mas só em 1973 lançaram seu primeiro disco, fazendo um grande sucesso com esse. Seu maior sucesso, "Estrada da Vida" é tocada até hoje em shows de outros artistas, assim como outros clássicos, sendo que essa veio a levar o título do DVD da dupla.


#1 - Chitãozinho e Xororó


A dupla mais famosa do Brasil. Dificilmente alguem não sabem que são esses 2. Com um recente lançamento especial de 40 anos, onde foram tocadas varias de suas obras primas. Iniciados em 1970, muito novos ainda, com seu primeiro disco, "Galopeira", porem só conseguindo fama nacional em 1982 com a aclamada "Fio de Cabelo". Foi a dupla que abriu as portas das rádios FM para a música sertaneja, alem de popularizarem e espalharem a música pelo Brasil inteiro, com participações especiais, ou apresentando quadros na TV, cantando com dezenas de outras bandas sertanejas e de outros gêneros. Não tem como não dizer que essa é a melhor dupla sertaneja do Brasil, pois alem de sua importância para a popularização do sertanejo, possuem excelentes músicas, com técnicas vocais nunca vistas, devido a voz incomparável dos dois juntas a uma técnica perfeita e sincronizada, alem de uma habilidade excepcional em compor músicas.

Bônus

Ainda há alguns cantores(as) que não podemos deixar de citar, como João Paulo e Daniel, Roberta Miranda, Leandro e Leonardo, alem de muitos outros, que infelizmente não couberam na lista, mas são de nível excelente.

7 Discografias:

Este comentário foi removido pelo autor.

Brincadeira não incluírem a dupla João Mineiro e Marciano

1 Milionário e José Rico 2 Tibagi e Miltinho 3 Belmonte e Amarai,são as duplas com as melhores vozes de todos os tempos.

Postar um comentário