Análise: Dream Theater - Scenes From a Memory Pt 1



Olá galera ! Hoje a gente irá fazer uma análise/resenha de um album muito bem conceituado, que é da banda Dream Theater, chamado "Metropolis pt 2 : Scenes From a Memory".

Antes de tudo é necessário olhar a banda em um plano geral, estabelecer alguns parâmetros para que todos entendam perfeitamente toda a mensagem passada no album, que possui um conteúdo bem denso, e é necessário repaginar principalmente o album "Image and Words", que contém a música "Metropolis pt 1", importantíssima para o entendimento da obra.

Dream Theater - Membros Banda

Dream Theater começou em 1985 pelo nome de "Majesty", tocando Rock/Metal Progressivo, com os músicos John Petrucci, John Myung e Mike Portnoy, todos participando da Faculdade de Música Berklee, em Massachusetts.

Após largarem dos estudos, focaram na banda e consequentemente mudaram seu nome para "Dream Theater", e adicionaram James LaBrie e Jordan Rudess.

Dream Theater Album - Image and Words

Com o album "Image and Words", o primeiro a ter James LaBrie no vocal, a banda atingiu um considerável sucesso, entrando na posição nº 61 da Billboard 200. Tendo a música de mais popularidade do album como "Pull me Under", conseguiram atingir pela primeira e única vez um Top 10 do momento. Vale ressaltar também as fantásticas linhas de guitarra na música "Under a Glass Moon", eleita como número 98ª dos melhores Solos de Guitarra de todos os tempos pela "Guitar World Magazine".

Produzido por David Prater, e com Jay Beckenstein fazendo uma excelente participação na música "Another Day" tocando saxofone, o album foi um dos mais bem conceituados e bem criticados pela mídia de todos já feitos pela banda.

Dream Theater - Jordan Rudess

Agora, em especial, falaremos da música "Metropolis Pt 1 : The Miracle and the Sleeper". Vocês podem conferir a letra dela, assim como a tradução no website Letras - Metropolis pt 1 .

Voltando às referências musicais de Dream Theater, chegamos a Rush e Yes, fortes influências facilmente percebidas nesta obra, estabelecendo até um interessantíssimo paralelo com as linhas fortes de bateria de Mike Portnoy e seu estilo único, e o renomado Neil Peart, com sua espetacular habilidade e conhecimento musical; assim como Yes, e as pitadas semelhantes de Psychedelic Rock.

Com uma forte linha musical, e tantas referências de peso, a música é excelente, e faz um contraste entre a morte e o amor, referindo a morte como "A primeira dança", e o amor como uma "Dança que continua para sempre". Com claras referências à reencarnação e duas mentes conectadas pelo fluxo da vida : "The both of you will be confined to this mind", somos introduzidos à uma memória passada, que sempre retorna ao personagem sempre que o mesmo dorme : "Somewhere, like a scene from a memory, there's a picture worth a thousand words", que claramente já foi muito importante a ele "Just keep my heart in your eyes, and we'll stay alive".

Assim nos é apresentado a introdução do album "Metropolis Pt 2 : Scenes from a Memory", que por curiosidade a banda nem pretendia continuar.


Deixaremos o final, assim como a análise de todas as músicas do album "Scenes from a Memory", para a Parte 2.

------------
Atualização : Confira a PARTE 2 AQUI
------------

Acompanhem !

0 Discografias:

Postar um comentário